EDUCAÇÃO E SOCIEDADE – um lide para o dilema nacional

Vinício Carrilho Martinez (Dr)
Professor Associado da UFSCar
Head of BRaS Research Group –
Constitutional Studies and BRaS Academic Committee Membe

O que é educação e o que é sociedade? Parecem perguntas triviais, porém, são de difícil complexidade. Nada é limitado na sociedade moderna (a não ser os recursos naturais e éticos); tudo é menos complexo do que a educação na Modernidade Tardia.

Há uma ligação óbvia entre educação e sociedade, mas “como”, “com quem”, “onde”, “quando” e “para que” se estende essa ligação, não são conexões simples de se apontar. Por exemplo: O que é Educação Libertária (até mesmo descolarizada), na sociedade de classes?

Neste caso, não teve mais efeito, historicamente, a Educação Funcionalista aplicada à reprodução da sociedade de classes? E, se queremos modificar as bases sociais da sociedade brasileira, não seria necessário – no tom de obrigatório, pela lógica – entender no que implica o funcionalismo/positivismo na Educação Popular? Aqui,
inclusive, já surge outra componente: o que é Educação Popular? Toda Educação Pública é popular – e vice-versa?

O fato de termos muitas perguntas, inicialmente, também não é ocasional: é o objetivo e a metodologia. O objetivo é ganhar distância do senso comum. Aliás, diga-se, perguntas sem respostas prontas, fáceis, implicam em leitura, investigação teórica e prática, vivência, entendimento, análise, reflexão, avaliação, aprendizagem.

Todas essas fases são críticas e devem ser vistas de modo radical. São críticas em dois sentidos: i) A educação no Brasil vive em situação crítica (caótica); por isso, ii) exige de nós uma reflexão crítica, por oposição a uma educação passiva e acomodada, contemplativa do descalabro social. Portanto, sendo crítica, será uma Educação Radical, ou seja, observaremos algumas raízes de um dos maiores problemas nacionais: a educação que não alfabetiza e, muito menos, transforma a realidade.

De todo modo, não é visível (a olho nu) que cresce rapidamente a clivagem social em nosso país? (Esta clivagem, separação e segregação social, é resultado da luta de classes). A clivagem social não é um atentado à Humanidade, se confrontada aos níveis mínimos e necessários à interação social? Além da indignidade que sobre, da pessoa
(milhões) exposta à indigência humana, a luta de classes, no nível em que está, não afeta diretamente a possibilidade de socialização?

Sem socialização, na indigência só se socializa a miséria, como imaginar a sociabilidade? Sem socialização primária (na casa, na família, nos grupos sociais), a Educação Formal – escolar, mas nem sempre Educação Bancária –, e desprezadas as exceções, terá sentido real? Essas dúvidas não conclamam por uma Educação republicana? Contudo, como falar em Educação para a Democracia se não distribuirmos as condições objetivas da democracia social?

Dados recentes da realidade nacional – do Judiciário e do Executivo – apontam para sérios danos à laicização do ensino. Mas, o que é a Educação Laica? Ao menos neste sentido – em comunhão à ideia de tolerância –, a Educação Liberal não deveria ser relida? Como propor uma Educação para a Modernidade, quando enfrentamos graves contradições do passado reticente? No entanto, se são problemas/enfrentamentos históricos, a Educação para a Liberdade – como uma fase da Educação Histórica e Crítica –, não condiz com a Educação Socialista? (Agora, socializando a riqueza).

A Educação para o Futuro será possível num país em que tradições, privilégios, contradições e divisões de classe – tão fortes que se assemelham a estamentos (ou castas sociais) –, afirmam que a tecnologia é coisa demoníaca e que a política pertence aos corruptos? Por fim, não são provas da urgência de uma Educação Política?

Todas essas varáveis apontadas em negrito (como adjetivações) são, em suma, tipos (ou “escolas”), subdivisões, de uma Educação em Direitos Humanos – que a realidade exige, veementemente, mas que a cultura, o direito, as bases materiais, a economia, teimam em negar e assim excluir a imensa maioria do povo. Como nada vem de presente, trata-se da intermitente Luta Pelo Direito (à educação), como parte da secular luta política que deriva da feroz luta de classes.

Bibliografia básica
ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. IN: Entre o passado e o futuro. 3ª ed. São
Paulo : Editora Perspectiva, 1992.
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1995.
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação para a democracia. Lua Nova, Revista de Cultura e Política. São Paulo : Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, 1996a – nº 38.
_ Educação, democracia e Direitos Humanos. Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, São Paulo, mai. 1997. BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de janeiro : Paz e Terra, 1986. CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? São Paulo : Companhia das Letras, 2007.CANDIDO, Antonio. Tendências no desenvolvimento da sociologia da educação. IN: FORACCHI, Marialice M. (org). Educação e Sociedade. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 1979. CANIVEZ, Patrice. Educar o cidadão? Campinas, São Paulo : Papirus, 1991. CHACON, Vamireh. A construção da brasilidade: Gilberto Freyre e sua geração. São Paulo : Marco Zero, 2001. DURKHEIM, Émile. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. IN : Foracchi, Marialice M. (org). Educação e Sociedade. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 1979. EINSTEIM, A. Escritos da Maturidade: Ciência, Religião, Racismo, Educação e Relações Sociais. (2ª edição). Rio de Janeiro : Editora Nova Fronteira, 1994. FERNANDES, Fernandes. O desafio educacional. São Paulo : Cortez, 1989. FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? (7ª ed.). Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1983 Política e Educação. São Paulo : Cortez, 1993.
GADOTTI, Moacir. A educação contra a educação: o esquecimento da educação e a educação permanente. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1992.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. (Org. Carlos Nelson Coutinho). Volume III.
Nicolau Maquiavel II. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 2000.
Volume II. Os intelectuais: o Princípio Educativo. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 2000c.
Prefácio à Contribuição à Crítica da Economia Política. 3ª ed. São Paulo :
Martins Fontes: 2003, pp. 03-08.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo : Editora da
Universidade Estadual Paulista, 1991.
IANNI, Octávio. A ideia de Brasil moderno. 2ª ed. São Paulo : Brasiliense, 1994.
INTÉRPRETES DO BRASIL. Volumes I, II, III. Rio de Janeiro : Editora Nova
Aguilar, 2002.
MAQUIAVEL, Nicolau. A mandrágora. (2ª Edição). São Paulo : Brasiliense, 1994.
MARX, Karl. Manuscritos económico-filosóficos. Lisboa : Edições 70, 1989.
Prefácio à Contribuição à Crítica da Economia Política. 3ª ed. São Paulo : Martins Fontes: 2003, pp. 03-08. MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Escritos de juventud. (1ª reimpresión) México : Fondo de Cultura Económica. 1987.
Manifesto do Partido Comunista. Petrópolis-RJ : Vozes, 1993.MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo : Boitempo, 2005.
MILLS, C. Wright. Educação e classe social. IN : Foracchi, Marialice M. (org). Educação e Sociedade. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 1979.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo : Cortez; Brasília, DF : UNESCO, 2000.
NOGUEIRA, M. A. Educação, Saber, Produção em Marx e Engels. (2ª Ed.). São Paulo : Cortez, 1993.
PAIVA, Vanilda & RATTNER, Henrique. Educação permanente & capitalismo tardio. São Paulo : Cortez : Autores Associados, 1985.
RAMOS, Graciliano. Relatórios do prefeito de Palmeira dos Índios. Col. EntreLivros. São Paulo : Record : Duetto, 2006.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro : FIOCRUZ : Politécnico da Saúde Joaqim Venâncio, 1987.
_ Escola e Democracia. São Paulo : Cortez Editora, 1989. _ Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 4ª ed. Campinas – SP : Autores Associados, 1994.
SAVIANI, Dermeval & DUARTE, Newton. Pedagogia Histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas – SP : Autores Associados, 2012.
WEBER, MAX. Ciência e Política: duas vocações. 9ª ed. São Paulo: Cultrix, 1993.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *